top of page

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA

HL foto.png

Helena Lapa

Caras amigas e caros amigos, estimados conterrâneos do concelho de Sabrosa,

É com sentimento de honra, orgulho e responsabilidade, que assumo a minha recandidatura a presidente da Câmara Municipal de Sabrosa.

Há quatro anos, quando me propus a assumir essa função, fi-lo num espírito de missão, com muita responsabilidade e humildade, que requereu de mim toda a entrega, coragem e, acima de tudo, amor pelo concelho de Sabrosa e por todos nós, que somos a sua essência e a sua alma.

Foi assim que abracei este desafio e que, ao longo dos últimos quatro anos, me tenho empenhado, SEMPRE E A TODAS AS HORAS, para fazer do nosso concelho um concelho ainda melhor e mais Feliz.

Agora, é com sentimento e sentido de responsabilidade redobrados, com esperança, com brilho nos olhos e energia reforçada que me apresento perante vós, para dar continuidade ao trabalho já realizado.

Para atingirmos este objetivo, muito trabalho, muitas iniciativas, em muitas vertentes e necessidades do nosso território e das nossas pessoas, têm de continuar a ser concretizadas. E será para isso que eu estarei aqui.

É público que este mandato ficou marcado por várias contingências, que coincidiu com o fecho de um quadro comunitário e que teve a abertura tardia deste novo que está, finalmente, a decorrer, e que isso nos comprometeu no nosso trabalho diário e no concretizar de projetos que consideramos estruturantes para o concelho. No entanto, e apesar destas contingências, desenvolvemos muitas ações de que nos orgulhamos e nos mostram que é este o caminho a seguir, que abrangeram apoios significativos às famílias, aos munícipes e às empresas.

Foi muito o trabalho feito, nos âmbitos da Educação; Saúde e Bem-estar; Habitação; Segurança; Tecido Empresarial, Comércio e do Emprego; Património e Regeneração Urbana; Mobilidade; Ambiente e Agricultura; Cultura e Desporto; Turismo ou Coesão Territorial, por exemplo.

Neste período, fizemos o maior investimento alguma vez realizado neste concelho no âmbito da educação, que ultrapassa os seis milhões de euros, nas obras de requalificação da Escola Miguel Torga – Sabrosa e no Jardim de Infância de São Martinho de Anta. Para além dos apoios contemplados no âmbito educativo, com medidas que abrangem toda essa comunidade, como nunca o tivemos até agora, e que quem é mãe, pai, ou encarregado de educação de um aluno do concelho de Sabrosa reconhece.

No âmbito da saúde e bem-estar, estamos a terminar a requalificação do nosso Centro de Saúde, num investimento de cerca de 400 mil euros, e promovemos projetos como o “Corpo São em mente Sã”, bem conhecido de todas e de todos, ou o “+ Vida: Projeto Vida Ativa”, dirigidos para a comunidade sénior, uma comunidade que nos é muito querida, que queremos continuar a acompanhar e cuidar de perto.

Estamos a levar a cabo, no âmbito da habitação, um grande investimento, com a criação de 46 novas habitações em todo o concelho, ao mesmo tempo que requalificamos imóveis nestes locais.

 

Estamos, também, a concretizar a 2.ª fase de lotes para construção de habitações a custos controlados, ajudando assim à fixação das jovens famílias.

Em termos de segurança, vamos iniciar, num futuro próximo, a construção do novo posto territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Sabrosa, que já tem o seu projeto e financiamento garantidos.

No âmbito do Tecido Empresarial, Comércio e do Emprego, temos um pacote fiscal fixado no mínimo permitido por lei para valorizar as empresas, as fixar cá e podermos atrair outras. Mas não ficamos por aqui. Depois de termos concluído, com sucesso, a Ampliação da Área de Acolhimento Empresarial de Sabrosa, estamos já a trabalhar para que a futura Zona Industrial de São Martinho de Anta seja uma realidade, permitindo trazer para o concelho mais e melhor investimento, e procederemos à requalificação do Mercado Municipal de Sabrosa, com valorização e promoção do mesmo enquanto produto turístico.

Realizámos várias obras de regeneração urbana e de conservação de património e, a breve prazo, construiremos, dentro deste âmbito, o novo Centro Cultural e Biblioteca Municipal - Casa Fado Manassés.

Durante o presente mandato, adquirimos a totalidade da Quinta dos “Mouras”, num investimento superior a 700 mil euros, e está em curso a elaboração do projeto/proposta para este espaço.

Ainda neste âmbito, temos a candidatura da Requalificação do Largo da Fontainha, em Sabrosa, aprovada, e que inclui a resolução dos problemas de escoamento de águas pluviais naquele local. Prevê-se o início da obra para breve.

No âmbito da mobilidade, vamos requalificar a Estrada Pinhão-Donelo transformando-a numa “Via Panorâmica com rota de miradouros - Cais da Foz (Gouvães) / Donelo”, que, neste momento, já tem o projeto concluído, aguardando-se aprovação oficial do seu financiamento para o início da obra, e procederemos, ainda, nos próximos quatro anos, à requalificação da rede viária municipal com necessidade de intervenção, que se encontra identificada e será prioritária.

A cultura e o desporto continuarão a merecer da nossa parte a valorização devida, e, neste âmbito, faremos ainda mais e melhor. Vamos avançar, por exemplo, com a requalificação da antiga escola de Paradela de Guiães em “Centro de Criação Literária Miguel Torga”, e proceder a obras de Melhoria de Eficiência Energética, e de criação de novos serviços e valências, na Piscina Rosa Mota.

Continuaremos a trabalhar, com todas, e em todas, as freguesias do concelho. De norte a sul, para a resolução dos seus problemas e para a concretização dos seus projetos, como fizemos neste mandato, por exemplo, com o início da construção de Casas Mortuárias, e outras obras socialmente relevantes, como é o Parque de Autocaravanismo de Vilarinho de São Romão.

Sem nunca esquecer as pessoas, as famílias, os setores mais vulneráveis da nossa sociedade, o tecido associativo e as IPSS do concelho, que mereceram da nossa parte uma atenção especial no quotidiano e nos apoios e investimentos concedidos, com a implementação e reforço de medidas e ações que estão a fazer a diferença no seu dia a dia, como são exemplos o reforço da “Medida de Apoio à Natalidade”, “Creches Gratuitas”, criado por nós antes do governo o fazer, ou o “Regulamento Municipal de Incentivo e Apoio aos Viticultores do Concelho de Sabrosa”, que estamos neste momento a aprovar de forma a apoiar as pequenas explorações vitícolas no concelho, com o objetivo de mitigar os impactos da retração do mercado de compra de uva e do aumento dos custos de produção e mão-de-obra, essenciais para a nossa economia local e para o desenvolvimento rural e a preservação da paisagem cultural do nosso concelho e da Região Demarcada do Douro.

Com tudo isto, por tudo isto, e por tanto que ainda há e vamos concretizar SEGUIMOS JUNTOS!

Eu, a minha equipa, que tem Martinho Gonçalves, atual Vice-Presidente, e António Araujo, atual vereador, do Executivo Municipal, que tem Domingos Carvas como candidato à Assembleia Municipal, e todas e todos os nossas(os) candidatas(os) presentes nas nossas listas ou em listas apoiadas por nós, contamos consigo para SEGUIRMOS JUNTOS a abraçar o presente e o futuro do nosso concelho!

 

Um abraço fraterno,

Helena Lapa

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS - SEGUIMOS JUNTOS

facebook (1).png
instagram.png
whatsapp.png
bottom of page